Posted by : Unknown quinta-feira, 22 de maio de 2014


Mais uma dieta que virou tendência, mesmo sem apresentar embasamento científico, é a que elimina a ingestão de alimentos que contenham lactose, um tipo de açúcar encontrado no leite e em seus derivados.
Algumas pessoas não tem, ou perdem, a capacidade de digerir a lactose, o que justifica a dieta restritiva. Contudo, muitas pessoas resolvem cortar esse açúcar do cardápio por acreditar que assim vão emagrecer.
Quanto a eficácia desse método, o nutrólogo Lancha Jr explica que “quando uma pessoa faz uma dieta sem lactose ela deixa de consumir laticínios de uma forma geral. Então, pode haver uma redução da gordura corporal, já que ela deixa de ingerir alguns alimentos gordurosos como queijos e derivados.”
No entanto, ele salienta que “a maioria dos queijos não apresenta grande concentração de lactose, já que esse carboidrato é degradado no processo de produção.“. Portanto, não é a eliminação da lactose que leva a perda de gordura.
Mas Lancha Jr ressalta que existe um grande risco em cortar a lactose da dieta, pois acabamos tirando da alimentação nossas maiores fontes de cálcio. “No caso das mulheres, isso é ainda mais grave, pois elas são muito mais suscetíveis à osteopenia e à osteoporose”, alerta.
Além disso, a lactose está presente em muitos alimentos, o que torna uma dieta sem lactose extremamente restritiva. Muitas pessoas aderem a dieta, mas continuam consumindo o açúcar em sorvetes, bolos e molhos, por exemplo.

Deixe seu Comentário

Baixe gratuitamente um Ebook sobre EBSENTEÍSMO

Segunda-Feira: Sinta na Pele

Popular Post

Tecnologia do Blogger.